m&m’s : “Chocolate is better in color!”

Postado por Letícia , quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

     Que eu adoro m&m’s não é novidade para ninguém. Mas que agora estou apaixonada, sim! é novidade até para mim.

    Ontem estava com o Fer no shopping esperando para ir ao cinema, e, enquanto isso resolvemos passar no mercado para eu comprar um chocolate... Qual chocolate eu quis? m&m’s, lógico. E ainda demorei uns bons minutos para escolher a cor do potinho que eu levaria e isso me fez ter um pequeno insight: “vou pesquisar sobre a marca...” (sim, adoro ler sobre marcas, ainda mais quando depois descubro que são interessantes)
E foi pesquisando sobre toda a história da marca m&m’s que me apaixonei.

   Os confeitos de chocolate surgiram em 1941, durante a Guerra Civil espanhola. A história é de que o criador dos confetinhos coloridos, Forrest Mars, durante uma viagem, encontrou soldados comendo uma espécie de chocolate envolvido por uma camada grossa de açúcar, esta evitava que derretessem e os tornavam mais fáceis de transportar. E foi esse chocolate, sem graça, usado na guerra, que serviu de inspiração para os atuais m&m’s. Com essa nova receita criada por Mars, o chocolate se popularizou entre os soldados e assim também foi adquirindo grande aceitação de toda população. As cores dos chocolates iniciais eram marrom, amarelo, vermelho, laranja, verde e violeta (Por que tiraram o violeta? =/). O nome m&m’s surgiu de “Mars & Murrie”, Bruce Murrie era o parceiro dos negócios. A princípio, em 1950, o “m” impresso nos confetes era preto, só após algum tempo passou a ser branco, como é até hoje.

   Com a grande popularização do chocolate, começaram a surgir diversos tipos de embalagens e cores para datas especiais, como o nata, páscoa, primeiramente, e, hoje, podemos encontrar edições especiais para os mais diversos acontecimentos, como a Copa do Mundo, por exemplo. Aproveitando essa nova febre que atingia os Estados Unidos, e também a Europa, a marca começou a criar personagens com os m&m’s, e utilizá-los nas embalagens e, principalmente, para a divulgação da marca. O pioneiro foi o Vermelho, por, anteriormente ter gerado certa polêmica devido a suspeita de corantes muito fortes, já a cor verde ganhou uma personagem mais afeminada, o que a aproximou mais das mulheres da década de 90 e a fez ganhar rapidamente certa popularidade, o que a ajudou assumir papel importante nas propagandas da marca, uma das principais foi com o tema “Melt for no one” (Não derreto para ninguém).



    Mas foi nesse milênio (2002) que a marca ganhou endereço num dos pontos mais badalados dos EUA: Nova Iorque, tornando-se a segunda e maior loja da marca. Apesar do ‘’m&m’s World” de Las Vegas ser veterano, ter até cinema 3D e de, em Orlando, ser possível encontrar os personagens para tirar fotos e pegar autógrafos, o da Times Square continua sendo o “top”, com dois andares, uma estátua da personagem Verde vestida de Estátua da Liberdade e uma máquina para descobrir a cor do seu humor, o que totaliza um espaço de 2000 metros quadrados. Nas lojas é possível encontrar os mais variados produtos da marca (roupas, material escolar, almofadas, bonés, enfeites, etc. etc. etc.) e até fazer moedas com os personagens estampados, eu fiz uma com a personagem Verde quando fui!



     Até hoje só tive a oportunidade de ir à loja de Orlando, a mais nova das 3. E, ao olhar para aqueles tubos gigantes, com todas as cores de m&m’s (nem preciso dizer que o rosa e roxo foram os que mais me encantaram, né?) me deixou louca, tive que comprar um pouquinho das cores que não encontramos no saquinho comum. Na loja você mesmo pega os saquinhos e retira dos tubos das cores que quiser, e depois, é cobrado por peso, no caixa. O Fernando já foi à loja de Nova Iorque (vai ter que voltar lá comigo qualquer dia!), e trouxe uma almofada, linda, que imita o saquinho de m&m’s, no caso o de peanut, para mim.



A marca, hoje, é patrocinadora oficial da NASCAR, a categoria mais comum de corrida automobilística nos EUA, esse é um dos motivos de encontrarmos alguns carros de corrida decorados dentro das lojas. Os mais diversos produtos com o logo “m&m’s” são vendidos em mais de 100 países, e, anualmente, são produzidos mais 146 bilhões de confeitos.
Agora, uma das curiosidades mais legais que encontrei foi uma promoção organizada pela marca, a qual peguei de um blog e vou colocar aqui exatamente como encontrei, pois não merece ser alterada nenhuma vírgula!

“Uma das promoções mais sensacionais e surpreendentes da marca, denominada Great Color Quest, ocorreu em 2003 na virada do ano. Os personagens Vermelho e Amarelo estavam comemorando o Reveillon no programa Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve transmitido ao vivo pela rede ABC, quando no primeiro minuto de 2004, inexplicavelmente, todos os personagens e os M&M’S perderam suas cores vibrantes. Durante dois meses e meio de M&M’s preto e branco, todos se perguntavam se as cores iriam voltar e o que havia acontecido. Milhares de consumidores compraram os 37 milhões de saquinhos de M&M’s para encontrar a seis cores tradicionais do produto. Até que no dia 11 de março, em uma grande celebração na cidade de Los Angeles, a M&M’S anunciou que as cores voltariam, lançando o slogan “Chocolate is Better in Color!”. Os seis consumidores que acharam os M&M’s coloridos durante a promoção receberam o prêmio de US$ 20.000, uma viagem para quatro pessoas para Los Angeles e um Volkswagen New Beetle conversível exatamente na cor do M&M’s achado pelo participante.”(fonte: www.powerfullbrands.blogspot.com)



Depois de ver toda a grandiosidade da marca, não tem como se apaixonar apenas pelo sabor delicioso do chocolate... A gente se apaixona por tudo!

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