Rodízio que funciona? Só se for de pizza.

Postado por Letícia , domingo, 29 de agosto de 2010

O tão famoso rodízio, da cidade de São Paulo - que restringe a circulação de grande, mas não suficiente, parte de veículos - completa essa semana 15 aninhos. E na verdade, essa comemoração torna a situação um tanto quanto paradoxal, pois ocorre em uma das semanas em que a qualidade do ar na cidade encontra-se péssimo. A princípio a idéia de implantar o rodízio tinha como principal meta a melhora do ar e funcionava durante todo o dia. À partir do segundo ano foram feitas algumas mudanças no sistema: passou a ocorrer durante os horário de pico apenas, e seu principal alvo passou a ser a diminuição do trânsito na cidade.

Mas a principal pergunta ainda fica: O rodízio funciona ou já funcionou realmente? Segundo Alfredo Szwarc, ex-dirigente da CETESB (Agência Ambiental Estadual), o rodízio realmente cumpriu os objetivos na época em que foi criado. Porém, atualmente, não funciona de forma tão eficiente como deveria, afinal, muitas pessoas acabam adquirindo mais de um veículo para assim evitar o rodízio. E esse tipo de atitude apenas agrava a situação, pois quase o mesmo número de automóveis acaba saindo às ruas, e ainda, contribui para que a economia automotiva continue cada vez mais ativa, fazendo, então, do problema uma “bola de neve”.

No entanto, não podemos dizer que essa medida é totalmente desnecessária, afinal, sem o rodízio, a situação seria bem mais caótica do que atualmente é. Pois, embora a contribuição com o meio ambiente e o trânsito seja pequena, ainda não é nula.

E quase todos nós sabemos que a solução para o problema do meio ambiente e do trânsito, não apenas da cidade de São Paulo, não virá das autoridades, mas sim de pequenas ações conscientes de cada indivíduo.

0 Response to "Rodízio que funciona? Só se for de pizza."

Postar um comentário

Seguidores