Capitão Nascimento superou as leis da física: caiu para cima.

Postado por Letícia , sexta-feira, 29 de outubro de 2010


Quem já assistiu ao filme entende porque o tão famoso Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, caiu para cima. Fora do comando do BOPE ele assume a função de subsecretário de inteligência. E passa, como o esperado, a combater fortemente o tráfico no Rio de Janeiro. Até aqui não deixa de ser um filme normal. O diferencial começa quando Nascimento descobre que combater o tráfico beneficia outra classe de criminosos: policiais e políticos corruptos.

Não assisti ao primeiro filme, e pra ser sincera quase não assisti o segundo. Não gosto e não suporto (não no sentido pejorativo) filmes como A cidade de Deus, e até assistir ao segundo, Tropa de Elite, que mostram a violência com zoom, o qual nos faz ver todos os detalhes das vidas nas favelas, ou em lugares onde a violência pesada é presente de maneira constante. Talvez essa aversão ocorra devido a experiências ruins com esse tipo de violência que já tive. O Fernando me obrigou a ir ao cinema assistir com ele, e eu, como sou uma namorada legal, fui. Nas primeiras cenas queria fugir daquele lugar, pois as cenas iniciais começam em um presídio, mas, depois, o filme realmente ficou bem interessante.

Através de comentários de amigos, professores (principalmente o Dalberto), e reportagens, é muito fácil perceber que o primeiro filme é bem mais focado em mostrar a violência ocorrendo nas favelas, e o segundo tem como foco mostrar o que, além dos traficantes, gera essa violência. O diretor do filme, Padilha, foi realmente muito corajoso ao nos alertar que quando o assunto é o problema da violência, o buraco é bem mais embaixo e bem mais amplo.

Tropa de Elite 2 nos mostra o problema de uma maneira bem mais macro, o que nos ajuda a perceber que o problema não é apenas os traficantes, ou o comércio ilegal de armas, como muitos achavam. Além de abrir nossos olhos, nos dá a oportunidade, que tenho certeza que todos adoraram, de descobrir um pouco mais da vida pessoal de nosso querido e , talvez,herói, Capitão Nascimento.

Um recado ao Professor Dalberto: Meu lado publicitário não aguentou segurar a criatividade e a oportunidade de divulgar meu blog. Como já ia escrever sobre o filme aqui, achei que pudesse ler no blog mesmo a minha impressão pessoal sobre o filme. Espero que goste.

0 Response to "Capitão Nascimento superou as leis da física: caiu para cima."

Postar um comentário

Seguidores