Bubbles, coisa de criança...Que nada!

Postado por Letícia , segunda-feira, 19 de julho de 2010


Sempre fui apaixonada por bolhas de sabão, são lindas, coloridas, delicadas, quase mágicas. E fazer bolhinhas de sabão não é apenas coisa de criança, não. Hoje existem muitos espetáculos com bolhas, e que fazem até adulto se encantar e gostar da brincadeira. Contudo, por trás dessas simples bolhas há muito estudo e muitas teorias.

Bolhas de sabão podem ajudar na resolução de muitos problemas matemáticos relacionados a espaço, como por exemplo, podemos perceber que há matemática na junção de duas bolhas, quando esse fenômeno ocorre estas tendem a assumir uma forma ocupando a menor área possível. Podemos citar também que recentemente alguns físicos da universidade de Harvard descobriram que as bolhas de sabão não desaparecem após de estourarem, mas sim, dividem-se em pequeninas outras bolhas. Mas vamos parar com essa coisa de física e matemática que é complexa demais... Afinal, estamos de férias!

Bird et al./Nature
Você já pensou que se fizer uma bolha de sabão em um ambiente com baixas temperaturas ela pode congelar? Pois é, isso pode acontecer! Bolhas de sabão feitas em temperaturas abaixo de -25°C congelam podendo se quebrar ao encostar em algum objeto. E aí, vamos para o Polo Norte fazer bolhas de sabão?

1 Response to "Bubbles, coisa de criança...Que nada!"

Vanessa Says:

Não tem nada mais legal do que correr atrás da professora de química para pegar um livro explicando sobre elas né?! UHAUHAUHA ;D
Fazer bolhas coloridas é meu sonho *-* (claro que congelar é uma ótima ideia!!)

Postar um comentário

Seguidores